Educação/ Formação

Na RIZOMA LAB queremos estar próximos do público, queremos conhecer seus interesses, talentos, dificuldades, desejos ou vontades.

Queremos partilhar também nossas pesquisas, descobertas, engenhos e criações. Queremos que as artes, as ciências, o património, e outras disciplinas não sejam territórios estranhos e distantes.

Queremos que a produção cultural e científica seja popular, atractiva e acessível a todos. Para isso, propomos acções de formação diversas, pontuais ou contínuas – cursos, workshops, oficinas, seminários, encontros, conferências, tertúlias -, relacionadas com as áreas de intervenção e com os projectos em curso na RIZOMA LAB. Para sermos mais fortes, mais eficazes e mais audazes no contacto directo e efectivo com o público, queremos dialogar, entrar em parceria e em colaborações com outras entidades e instituições, interessadas também em promover a educação e a formação de públicos e de cidadãos.

É neste campo, da aprendizagem, que entendemos poder ter um papel de intervenção social, nomeadamente pela criação e participação em programas de prevenção de comportamentos de risco junto de comunidades específicas e em contextos de exclusão social, quer sejam crianças, jovens, adultos ou séniores. Valorizamos também a troca de conhecimento e a formação vocacionada para professores, educadores e outros profissionais que têm como atividade profissional o ensino de outrem.