Sonda apresenta Os Sons daqui na Ermida N.ª Sr.ª de Guadalupe

SONDA: Os Sons Daqui II
Uma produção Rizoma Lab – Associação Cultural
02 Dezembro | 16h00-18h00 | Entrada Livre | Ermida N.ª Sr.ª de Guadalupe – Raposeira

“Os Sons Daqui” apresenta-se pela segunda vez, agora na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe na Raposeira, Concelho de Vila do Bispo. SONDA, um projecto de Pedro Glória, apresentado pela Rizoma Lab – Associação Cultural no âmbito da edição de 2017 do programa DiVaM – Dinamização e Valorização de Monumentos, iniciativa da Direcção Regional de Cultura do Algarve.

A experiência terá a duração de cerca de 2 horas, entre as 16h00 e as 18h00, iniciando-se com um percurso à volta da Ermida, onde estão instaladas algumas surpresas visuais e sonoras, depois no interior continua com a performance audiovisual, com a projecção e manipulação de vídeo por 79 ers – metadisciplinary design, acção que será finalizada com o degustar de dois elementos da essência milenar do simbolismo deste local e do quotidiano das pessoas. Querem saber quais são? Esperamos por vocês no dia 02 de Dezembro às 16h00!
As gentes desta terra, em tempos idos, deslocavam-se de noite, em romaria, evocando cânticos a Nossa Senhora de Guadalupe para pedir protecção e em tempos de seca, como o que temos hoje – água. Guadalupe, outrora escrevia-se Senhora de Agoadelupe remetendo para o simbolismo da água ligada a este local de culto – fala-se também de um milagre de chuva quase instantânea após esse acto de devoção. E da passagem do Infante. E do resgate de cativos.
São memórias, são os sons e imagens, são ligações entre o céu e a terra e as vidas das pessoas que habitavam nesta região, numa relação de respeito e religião com este local, com esta Ermida tão resistente que nem o terramoto de 1755 a afectou. No entanto… há mais perguntas que respostas.
O público é convidado a partilhar um outro estar neste local – a SONDA desvendou o possível no que toca aos segredos e relações espácio-temporais, compilou a informação que, transformada em performance audiovisual, cria um momento singular de percepção e estimulação sensorial na nossa memória colectiva.

O projecto Os Sons Daqui centra-se numa intervenção multimédia e ​site specific, organizada especificamente para cada monumento, com base numa recolha prévia de elementos locais que são integrados na performance visual e sonora a acontecer em cada um dos espaços históricos – a segunda acção irá decorrer na Ermida N. Sra. de Guadalupe, no dia 2 de Dezembro.
Os elementos recolhidos partem de uma abordagem directa à comunidade que habita em torno do monumento, explorando os conceitos da ​população acerca deste, através de entrevistas e depoimentos, que permitam colectar material de forma a construir depois uma malha sonora com essas gravações. Além destas impressões sonoras gravadas, serão também recolhidas imagens de detalhes do próprio monumento e da sua envolvência que servirão depois para a projecção da textura cromática.
Cria-se assim o som do espaço, uma experiência sensorial auditiva e visual a partir da fisicalidade do monumento e da envolvente social, com uma abordagem contemporânea e multidisciplinar: som, vozes, frequências e imagens da envolvente projectadas de forma a criar uma ambiência única e estimulante, trazendo as novas tecnologias para dentro de um espaço medieval.

Lugares da Globalização – O mote para esta intervenção parte do tema proposto pelo DiVaM 2017 – Lugares da Globalização – um processo contínuo cuja amplitude se entranha nas nossas vivências, aspirações e escolhas. O projecto SONDA com Os Sons Daqui procura encontrar/sondar esses resquícios dos efeitos da globalização na forma como as pessoas olham e sentem o espaço e o transmitem, na história circundante do monumento, naquilo que é daqui, que veio de lá e que ficou – através de uma forma sensorial e contemporânea, com recurso ao som, à imagem e a gadgets tecnológicos – ferramentas que são, na sua essência, um veículo na continuação e transmutação da Globalização.

SONDA – No projecto ​SONDA​, Pedro Glória explora principalmente sonoridades electro-acústicas. Boa parte do seu trabalho experimental baseia-se na pesquisa quase laboratorial do som enquanto elemento físico, buscando os efeitos acústicos nos espaços, nos objectos, nas pessoas… no meio. Sons que originalmente não são exactamente música, mas que se transformam e se tornam algo organizado e orgânico, alcançando eventualmente o estatuto de peça musical contemporânea. Os equipamentos utilizados são: geradores de frequências, ​loop station, sintetizador-teclado vintage, computador, gravador digital, telemóvel e tablet – novas tecnologias ao serviço da criação artística e num diálogo inovador com o património histórico.

Rizoma Lab – Associação Cultural – Associação cultural sem fins lucrativos. Foi fundada em Fevereiro de 2015 na cidade de Lagos (Algarve – Portugal) com o objectivo fundamental de realizar projectos culturais e científicos numa perspectiva intercultural e transdisciplinar. Assim como na natureza, também RIZOMA LAB cresce de forma horizontal, reunindo numa mesma plataforma diferentes especialistas e profissionais que vêm trabalhando e cruzando áreas como Cultura, Ciência, Arte, Património, Arquitectura, Gastronomia, Comunicação, Sociedade, Educação, entre outras. O Algarve é a região privilegiada pelas intervenções da RIZOMA LAB, mas sua acção pode estender-se também para outras regiões portuguesas e estrangeiras.

Direcção artística: Pedro Glória |Produção e Comunicação: Luísa Baptista – contacto 966803707 | Fotografia: Ricardo Soares| Edição vídeo e design gráfico: Teresa Sousa | Live Visuals: 79 ers – metadisciplinary design | Catering: Pour Lui Baptiste

Downloads de Imprensa:
https://goo.gl/JKQc69

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