Jane’s Walk volta a Lagos

2779764f-72b0-48ab-868e-a89f65222bd3

No próximo dias 7 de Maio a RIZOMA LAB associa-se mais uma vez ao Festival Global Jane’s Walk e organiza um passeio em Lagos. Junte-se a nós e compartilhe a sua história.

De sexta-feira 6 de Maio a Domingo 8 maio de 2016, milhares de pessoas de todo o mundo reunem-se para andar e falar sobre o que faz uma boa cidade no âmbito do festival Jane’s Walk. O festival é um movimento global de passeios guiados por habitantes
locais, inspirado na urbanista Jane Jacobs.

Jane’s Walk cultiva uma ampla compreensão de como as cidades se desenvolvem, funcionam e prosperam. Trabalha para alcançar bairros tranquilos, aumentar a literacia urbana e promover a coesão de bairro, empenho cívico e liderança.

No município de Lagos o passeio será organizado pela Rizoma Lab e acompanhado por Elena Morán.

Em Lagos o passeio decorrerá pela antiga rua direita, cuja construção se inicia nos finais do séculos XV, que fazia a ligação entre a Porta da Vila do período medieval-moderno (junto a Museu Municipal Dr. José Formosinho) e  Praça do Cano (atual Praça Gil Eanes).
O passeio permitirá, em termos históricos, atravessar a colina central de Lagos, balizada pelas ribeiras dos Touros e das Naus, com preexistências do núcleo urbano romano e tardo antigo de Lagos, sobrepostas por um edificado erigido entre os finais do século XVIII-XIX e o século XX.

Que vivências tem hoje a Rua Direita no centro histórico da cidade? Qual o impacto real dos projectos de Reabilitação e de Renovação Urbana na sua dinamização?

Alguns dos temas destes passeios que ocorreram ao longo dos anos incluem: ser um recém-chegado a uma comunidade, o acesso aos alimentos e segurança, arte pública, os espaços públicos, acessibilidade, saúde e bem-estar, desporto , segurança, questões de gênero, política, revitalização e muito mais.

Cada perspectiva é importante para a construção de cidades vibrantes e saudáveis.

Para mais informações sobre os passeios visite:
http://janeswalk.org/portugal/lagos/

 

Downloads de imprensa:

cloud

Comments are closed