COZINHANDO NA PAISAGEM NO MONTE MOLIÃO

DSC_1585corteweb
em Lagos
uma acção performativa de Jorge Rocha
com a participação da arqueóloga Ana Margarida Arruda
26 de Agosto de 2015

Data: 26 de Agosto às 18h30
Local: Monte Molião – Concelho de Lagos
Visita orientada: às escavações com a arqueóloga Ana Margarida Arruda pelas 18h00.
Participantes convidados: Professora e arqueóloga Ana Margarida Arruda
Acção integrada nas 5as Jornadas de Portas Abertas Monte Molião
Organização: Rizoma Lab em parceria com C.M.Lagos e UNIARQ (Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa)
ENTRADA LIVRE – Não necessita inscrição prévia

O Cozinhando na Paisagem realiza a sua próxima acção performativa integrado nas 5as Jornadas de Portas Abertas Monte Molião, em Lagos, no próximo dia 26 de Agosto, pelas 18h30. Numa parceria com a Câmara Municipal de Lagos e com a UNIARQ (Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa) a acção decorrerá no âmbito do encerramento deste dia, após uma visita às escavações no local, marcada às 18h00, orientada pela convidada participante a Professora Ana Margarida Arruda.

Esta acção encerrará as 5as Jornadas de Portas Abertas do Monte Molião, onde se dá a conhecer os resultados dos trabalhos arqueológicos do local que se relaciona com a Laccobriga das fontes clássicas. Um dia dedicado às escavações e achados arqueológicos que começa logo pelas 09h00 e se prolonga até às 12h00 para visitar as escavações. No período da tarde, no auditório dos Paços do Concelho Séc. XXI, terá lugar a conferência «Monte Molião da Idade do Ferro à Antiguidade Tardia: longa duração e pequenas histórias» da arqueóloga Ana Margarida Arruda e será visionado o video «Monte Molião: fragmentos de uma arqueologia em construção» da artista visual Constança Gonçalves. Voltando ao Monte Molião, às 18h00, a arqueóloga orientará uma visita às escavações que marcará a acção Cozinhando na Paisagem, a iniciar às 18h30. No menu para este local a inspiração parte do período romano para a relação com a actual cidade de Lagos. Todas estas actividades têm entrada livre.

Ana Margarida Arruda Doutora em Arqueologia pela Universidade de Lisboa, onde também se licenciou, é professora na Faculdade de Letras de Lisboa e investigadora da UNIARQ (Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa), leccionando na licenciatura e nos cursos pós-graduados (mestrado e doutoramento). A sua investigação centra-se, sobretudo, na Idade do Ferro, concretamente em temas relacionados com presença fenícia e grega na Península Ibérica, mas o mundo romano do centro e sul de Portugal é temática à qual se dedica. É autora de três livros e de cerca de 200 artigos publicados em revistas especializadas nacionais e internacionais. Participou em cerca de uma centena de reuniões científicas (Congresso, Colóquios, Conferências), em Portugal e no estrangeiro, na maioria das quais por convite, tendo sido membro da comissão científica de muitas delas. Dirige(iu) cerca de 50 dissertações de mestrado e doutoramento.

Monte Molião é uma pequena colina ovalada, localizada na margem direita da foz da ribeira de Bensafrim (Rio de Lagos). A investigação que, desde 2006, a UNIARQ (Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa) tem vindo a efectuar sobre o sítio, com o suporte financeiro da Câmara Municipal de Lagos, permitiu recolher importantes dados acerca das suas ocupações antigas (da Idade do Ferro e época romana). As arquitecturas domésticas e os muito abundantes materiais arqueológicos recuperados durante os trabalhos de campo evidenciam a integração de Monte Molião nas grandes rotas comerciais da antiguidade e a interacção dos seus habitantes com outras comunidades humanas mediterrâneas. As escavações têm vindo a ser coordenadas pela arqueóloga Ana Margarida Arruda. Mais informações sobre o sítio aqui: http://www.uniarq.net/projecto-moliatildeo-na-antiguidade.html

Cozinhando na Paisagem integra-se no projecto PALATO e é uma ação performativa sobre sítios históricos e arqueológicos, um espetáculo gastronómico que decorre nos locais com uma paisagem em plano de fundo, abordando temáticas que colocam a Gastronomia de cada época em cruzamento com os hábitos alimentares da sociedade contemporânea.
Em cada sítio histórico é montada uma infraestrutura improvisada onde o artista, em conjunto com os investigadores de cada monumento, desenvolve uma ação performativa num formato talk show, cozinhando ao vivo e transmitindo em direto na Internet, assumindo os públicos físicos e virtuais como participantes no processo de criação artística.

Partindo de um menu inspirado nas entrelinhas da História e da Arqueologia, são consideradas as características únicas de cada local e valorizados os fatores paisagísticos, patrimoniais e sociais. Cada sessão é antecedida por uma visita comentada ao local, desenvolvida em colaboração com as entidades responsáveis por cada sítio histórico.
Todas as sessões são transmitidas em direto, em www.palato.org/transmissao, resultando num conjunto de paisagens virtuais armazenadas no Canal PALATO do site www.palato.org, sendo estas o foco da investigação artística em curso.

Próximas acções confirmadas:
Mosteiro de Santa Maria de Flor de Rosa (Concelho do Crato – Alentejo) – 29 de Agosto
Mercado de Olhão (Concelho de Olhão) – 6 de Setembro
Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe (Concelho de Vila do Bispo) – 18 de Outubro

Downloads de Imprensa:

bitmap

Equipa do Palato:
Coordenação artística: Jorge Rocha
Coordenação científica: Elena Morán
Produção: Carmo Serpa
Comunicação: Luísa Rosa Baptista
Fotografia: Ricardo Soares

Uma iniciativa

rizomalogo

Parceiro estratégico:

camara_municipal_lagos

Parceiro científico:

ULISBOA_HORIZONTAL_RGB        logo_UNIARQ

Parceiro media:

logo_sul_informacao

Outros apoios:

logotipo_cultalglogo_seisMARIASLOGO_LAC logo Ostraselet 1 - Cópia (1)

Informações:
Localização (ver mapa)
Com transmissão em direto no site www.palato.org/transmissao
Mais informações em www.palato.org ou pelo e-mail palato@rizomalab.pt

Contactos telefónicos: Carmo Serpa – 964735536 (Produção)
Luísa Baptista – 966803707 (Comunicação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.