COZINHANDO NA PAISAGEM NO CASTELO DE SALIR

IMG_6522as
Uma acção performativa de Jorge Rocha
com a participação de Alexandra Pires e Soraia Martins
22 de Agosto de 2015

Data: 22 de Agosto às 18h30
Local: Castelo de Salir – Concelho de Loulé
Visita orientada: 18h00 – partida do Pólo Museológico de Salir
Participantes convidados: Alexandra Pires (Arqueologia) e Soraia Martins (Património Cultural)
Organização: Rizoma Lab e Museu Municipal de Loulé
ENTRADA LIVRE – Não necessita inscrição prévia

O Cozinhando na Paisagem ruma a Salir para realização de mais uma acção performativa da série de 2015. Dia 22 de Agosto a paisagem será a que envolve o Castelo de Salir, Concelho de Loulé, pelas 18h30 sendo que haverá antes uma vista guiada (18h00) com partida do Pólo Museológico de Salir.

A acção gastronómica estará focada na época a que reporta o monumento – sécs. XII e XIII ou seja, o Período Islâmico. Juntamente com a participação das investigadoras ligadas ao Castelo, nomeadamente Alexandra Pires e Soraia Martins, será proposto a elaboração de um menu inspirado tanto na época como em dados e vestígios recolhidos sobre os hábitos alimentares da então população circundante. As investigações realizadas, revelaram uma malha urbana bastante densa com estruturas de casas e arruamentos. As casas tinham vários compartimentos com funções diferentes – cozinhas, salas, páteos, locais de armazenamento de alimentos. As cozinhas tinham uma área de confecção de alimentos, possuindo lareira constituída por uma base de fragmentos cerâmicos. Foram encontrados inúmeros utensílios de cozinha entre os quais se destacam as panelas. O menu será apenas revelado no momento mas, com estes dados, será uma ponte entre o presente e o passado e com influências islâmicas e mediterrânicas.

Alexandra Pires será uma das convidadas participantes uma vez que ocupa funções como Técnica Superior de Arqueologia no Museu Municipal de Loulé desde 2008. Licenciada em História, variante Arqueologia pela Universidade de Lisboa. Desempenha funções nas áreas da arqueologia e educação patrimonial. Após vários anos de dedicação exclusiva à área da arqueologia, com destaque para o período islâmico, começou a interessar-se pela mediação cultural e educação não formal em contexto museológico. É responsável pelos serviços educativos do Museu Municipal de Loulé desde 2013.

Soraia Martins será também uma convidada participante, tendo em conta a sua dissertação de mestrado, intitulada “Estudo Arqueofaunístico do Castelo de Salir (Loulé). Contribuição para o conhecimento da dieta alimentar islâmica”, teve como objetivo conhecer a dieta alimentar da população daquele sítio arqueológico. Licenciada em Património Cultural e mestre em Arqueologia, pela Universidade do Algarve. Desempenha funções no Museu Municipal de Loulé desde Outubro de 2014.

A importância do Castelo de Salir
Conquistado aos mouros entre 1248 e 1249, o Castelo de Salir fez parte de um sistema defensivo regional, localizando-se numa elevação que domina a área, sobretudo a parte meridional da Serra do Caldeirão. No seu interior abrigava uma povoação importante para a época. Terá sido em Salir que o exército do rei se reuniu com o do mestre da Ordem de Santiago D. Paio Peres Correia, uma vez que esta povoação estava num local estratégico, no centro do território algarvio, num local de confluência de antigas estradas. Após a conquista cristã o Castelo começa a perder a sua importância tendo iniciado o seu processo de ruína. Actualmente na área musealizada podem ver-se as ruínas das casas, com os silos escavados na rocha, os arruamentos e canalizações. Com o propósito de valorizar as ruínas, foi inaugurado em 2002 o Pólo Museológico de Salir onde se encontram expostos materiais recolhidos durante os trabalhos de escavação arqueológica.

Cozinhando na Paisagem integra-se no projecto PALATO e é uma ação performativa sobre sítios históricos e arqueológicos, um espetáculo gastronómico que decorre nos locais com uma paisagem em plano de fundo, abordando temáticas que colocam a Gastronomia de cada época em cruzamento com os hábitos alimentares da sociedade contemporânea.

Em cada sítio histórico é montada uma infraestrutura improvisada onde o artista, em conjunto com os investigadores de cada monumento, desenvolve uma ação performativa num formato talk show, cozinhando ao vivo e transmitindo em direto na Internet, assumindo os públicos físicos e virtuais como participantes no processo de criação artística.

Partindo de um menu inspirado nas entrelinhas da História e da Arqueologia, são consideradas as características únicas de cada local e valorizados os fatores paisagísticos, patrimoniais e sociais. Cada sessão é antecedida por uma visita comentada ao local, desenvolvida em colaboração com as entidades responsáveis por cada sítio histórico.
Todas as sessões são transmitidas em direto, em www.palato.org/transmissao, resultando num conjunto de paisagens virtuais armazenadas no Canal PALATO do site www.palato.org, sendo estas o foco da investigação artística em curso.

Próximas acções confirmadas:
Monte Molião (Concelho de Lagos) – 26 de Agosto
Mosteiro de Santa Maria de Flor de Rosa (Concelho do Crato – Alentejo) – 29 de Agosto
Mercado de Olhão (Concelho de Olhão) – 6 de Setembro
Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe (Concelho de Vila do Bispo) – 18 de Outubro

Downloads de Imprensa:
bitmap

Equipa do Palato:
Coordenação artística: Jorge Rocha
Coordenação científica: Elena Morán
Produção: Carmo Serpa
Comunicação: Luísa Rosa Baptista
Fotografia: Ricardo Soares
Equipa do Museu Municipal de Loulé:
Direção: Dália Paulo
Coordenadora Museóloga: Ana Rosa Sousa
Arqueólogas: Alexandra Pires, Soraia Martins, Isabel Luzia

Uma iniciativa

rizomalogo

Parceiro estratégico:

logo_louleweb

Parceiro científico:

musue_loule

Parceiro media:

logo_sul_informacao

Outros apoios:

Informações:
Localização (ver mapa)
Com transmissão em direto no site www.palato.org/transmissao
Mais informações em www.palato.org ou pelo e-mail palato@rizomalab.pt

Contactos telefónicos: Carmo Serpa – 964735536 (Produção)
Luísa Baptista – 966803707 (Comunicação)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.