COZINHANDO NA PAISAGEM acontece em Tavira

Cozinhando na Paisagem da Fortaleza de Sagres

COZINHANDO NA PAISAGEM DO CASTELO DE TAVIRA
uma acção performativa de Jorge Rocha
Data: 5 de Julho às 19 horas
Local: Rua Borda d’Água d’Assêca, junto ao rio Gilão, em Tavira
Inserido no XI “Cenas Na Rua” – Festival Internacional de Teatro e Artes na Rua de Tavira
Visita orientada: por Jaquelina Covaneiro, 18h30, no âmbito da acção com partida do Palácio da Galeria

O Cozinhando na Paisagem está de volta com um conjunto de acções performativas de Jorge Rocha a realizar no Algarve entre Julho e Outubro de 2015. Após uma primeira apresentação na Fortaleza de Sagres em Abril passado, realiza-se agora sobre o Castelo de Tavira no próximo dia 5 de Julho com a participação da arqueóloga Jaquelina Covaneiro, integrado no XI “Cenas Na Rua” – Festival Internacional de Teatro e Artes na Rua de Tavira.

Esta acção será realizada no exterior na Rua Borda d’Asseca, junto ao rio Gilão, com a encosta do Castelo de Tavira como paisagem de fundo. O menu só será desvendado na hora mas podemos adiantar que nos iremos focar no período islâmico com muitos apontamentos à Dieta Mediterrânica.
Jaquelina Covaneiro será a investigadora convidada a acompanhar e comentar o desenrolar dos preparos, enquadrando historicamente e culturalmente os usos e tradições ligados à gastronomia. Antes disso fará uma visita orientada, com partida do Palácio da Galeria, até ao local da acção.

Jaquelina Covaneiro formou-se em História, variante de Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e possui um Mestrado em Pré-História e Arqueologia pela  Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa. Desempenha funções como Técnica Superior de Arqueologia na Câmara Municipal de Tavira desde 2002 e tem vindo a desenvolver vários trabalhos de investigação sobre Tavira Islâmica, nomeadamente sobre a evolução da cidade nesse período e sobre os hábitos alimentares dessas comunidades, em conjunto com Sandra Cavaco.

Cozinhando na Paisagem integra-se no projecto PALATO e é uma ação performativa sobre sítios históricos e arqueológicos, um espetáculo gastronómico que decorre nos locais com uma paisagem em plano de fundo, abordando temáticas que colocam a Gastronomia de cada época em cruzamento com os hábitos alimentares da sociedade contemporânea.

Em cada sítio histórico é montada uma infraestrutura improvisada onde o artista, em conjunto com os investigadores de cada monumento, desenvolve uma ação performativa num formato talk show, cozinhando ao vivo e transmitindo em direto na Internet, assumindo os públicos físicos e virtuais como participantes no processo de criação artística.

Partindo de um menu inspirado nas entrelinhas da História e da Arqueologia, são consideradas as características únicas de cada local e valorizados os fatores paisagísticos, patrimoniais e sociais. Cada sessão é antecedida por uma visita comentada ao local, desenvolvida em colaboração com as entidades responsáveis por cada sítio histórico.
Todas as sessões são transmitidas em direto, em www.palato.org/transmissao, resultando num conjunto de paisagens virtuais armazenadas no Canal PALATO do site www.palato.org, sendo estas o foco da investigação artística em curso.

Próximas acções confirmadas:
Monte Molião (Concelho de Lagos) – (Em Agosto em data a anunciar)
Abrigo Paleolítico de Vale de Boi (Budens, Concelho de Vila do Bispo) – (data a anunciar)
Castelo de Salir (Concelho de Loulé) – 22 de Agosto
Mercado de Olhão – (Em Setembro em data a anunciar)
Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe (Concelho de Vila do Bispo) – 18 de Outubro

Downloads de Imprensa:
bitmap

Equipa PALATO:
Coordenação artística: Jorge Rocha
Coordenação científica: Elena Morán
Produção: Carmo Serpa
Comunicação: Luisa Rosa Baptista
Fotografia: Ricardo Soares

Uma iniciativa
rizomalogo
www.rizomalab.pt

Em parceria:

vet2015    logótipo s_fundo    uac

Outros apoios:

cultalglacologologo_seis

 

 

Parceiro media:
logo_sulnformacao

Informação:
Entrada Livre
Palácio da Galeria

Tel: 281 320 540
Localização (ver mapa)
Com transmissão em direto no site www.palato.org/transmissao
Mais informações em www.palato.org ou pelo e-mail palato@rizomalab.pt

Contactos telefónicos: Carmo Serpa – 964735536 (Produção)
Luísa Baptista – 966803707 (Comunicação)

Comments are closed