Jane’s walk percorreu a antiga rua Augusta em Lagos


No passado dia 3 de maio decorreu o primeiro Passeio de Jane em Lagos. Uma iniciativa da Rizoma LAB acompanhada por Elena Moran e que decorreu no âmbito do movimento internacional Jane’s Walk.

O passeio discorreu pela antiga Rua Augusta, que, dentro das antigas muralhas quinhentistas, tem origem na Porta da Vila e segue até à Porta do Postigo, ligando as duas igrejas paroquiais da cidade – Santa Maria e São Sebastião –, localizadas nos pontos mais proeminentes dos dois cabeços onde foram implantadas.

Com a participacao de cerca de 30 pessoas, a iniciativa partiu de duas questoes: Que vivências tem hoje a Via Augusta no centro histórico da cidade? Qual o impacto real dos projectos de Reabilitação e de Renovação Urbana na sua dinamização?

A partir da Porta da Vila, o passeio foi participado com conversas que foram desde a evolução histórica e a ligação de Lagos e das suas gentes ao mar, à gestão urbana e a gestão urbanística da cidade.

Percorremos parcimoniosamente a rua, com inúmeras paragens que nos permitiram reparar na concentração gremial dos ofícios, e ficar a saber a partir das memórias dos mais veteranos que nesta rua havia vários centros de saúde e centros médicos, os prolongados namoros à janela, a proximidade da escola do Prof. Taquelim a Igreja de São Sebastião. Duas horas mais tarde, finalizamos o passeio na Porta do Postigo.

Jane’s Walk
Milhares de pessoas de todo o mundo reunem-se anualmente para andar e falar sobre o que faz uma boa cidade no âmbito do festival Jane’s Walk. O festival é um movimento global de passeios guiados por habitantes locais, inspirado na urbanista Jane Jacobs.

Jane’s Walk cultiva uma ampla compreensão de como as cidades se desenvolvem, funcionam e prosperam. Trabalha para alcançar bairros tranquilos, aumentar a literacia urbana e promover a coesão de bairro, empenho cívico e liderança.

Alguns dos temas destes passeios que ocorreram ao longo dos anos incluem: ser um recém-chegado a uma comunidade, o acesso aos alimentos e segurança, arte pública, os espaços públicos, acessibilidade, saúde e bem-estar, desporto , segurança, questões de gênero, política, revitalização e muito mais.
Cada perspectiva é importante para a construção de cidades vibrantes e saudáveis.

Para mais informações sobre o passeio que decorreu em Lagos visite http://janeswalk.org/portugal/lagos/

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.