Cozinhando na Paisagem na Fortaleza de Sagres

dsc_2253

A ação performativa Cozinhando na Paisagem, de Jorge Rocha, realiza-se no próximo dia 18 de Abril às 16h na Fortaleza de Sagres, no âmbito do programa DIVAM da Direção Regional de Cultura do Algarve e integrando o “Dia Internacional de Monumentos e Sítios: Conhecer, Explorar, Partilhar”. Contando com a participação do arqueólogo Rui Parreira e de João Centeno que tem desenvolvido trabalho de investigação sobre História Militar, a sessão será antecedida por uma visita orientada ao monumento, com início às 15h.

O PALATO está de volta. Depois de em 2013 ter desenvolvido um conjunto de ações em diversos monumentos algarvios, voltamos agora com uma nova presença online que inclui diversos conteúdos adicionais e um conjunto de ações que ao longo de 2015 vão proporcionar momentos inesquecíveis em sítios mágicos.

A primeira iniciativa, Cozinhando na Paisagem na Fortaleza de Sagres, terá lugar já no próximo dia 18 de Abril no âmbito do DIVAM com o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve e conta com a participação do arqueólogo Rui Parreira e de João Centeno.

Cozinhando na paisagem é uma ação performativa sobre sítios históricos e arqueológicos, um espetáculo gastronómico que decorre nos locais com uma paisagem em plano de fundo, abordando temáticas que colocam a Gastronomia de cada época em cruzamento com os hábitos alimentares da sociedade contemporânea.

Em cada sítio histórico é montada uma infraestrutura improvisada onde o artista, em conjunto com os investigadores de cada monumento, desenvolve uma ação performativa num formato talk show, cozinhando ao vivo e transmitindo em direto na Internet, assumindo os públicos físicos e virtuais como participantes no processo de criação artística.

Partindo de um menu inspirado nas entrelinhas da História e da Arqueologia, são consideradas as características únicas de cada local e valorizados os fatores paisagísticos, patrimoniais e sociais. Cada sessão é antecedida por uma visita comentada ao local, desenvolvida em colaboração com as entidades responsáveis por cada sítio histórico.

Todas as sessões são transmitidas em direto, em www.palato.org/transmissao, resultando num conjunto de paisagens virtuais armazenadas no Canal PALATO do site www.palato.org, sendo estas o foco da investigação artística em curso.

Fortaleza de Sagres
18 de Abril de 2015

Visita de enquadramento por Rui Parreira
às 15h00

Cozinhando na paisagem na Fortaleza de Sagres
às 16h00
Uma ação performativa de Jorge Rocha
Com a participação de Rui Parreira e João Centeno

Informações:
Entrada livre
(+351) 282 620 142 (Portaria/Recepção)

Equipa PALATO:
Coordenação artística: Jorge Rocha
Coordenação científica: Elena Morán
Produção: Carmo Serpa
Assistente de produção e comunicação: Luísa Rosa Baptista

Uma iniciativa
drawing2

Em parceria:

cultalg    DiVaM 1 CS6

Apoios:
lacologologo_seis

Info:
Localização (ver mapa)
Com transmissão em direto no site www.palato.org/transmissao
Mais informações em www.palato.org ou pelo e-mail palato@rizomalab.pt

Contactos telefónicos: Carmo Serpa – 964735536 (Produção)
Luisa Baptista – 966803707 (Comunicação)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.